O mercado imobiliário atual: tendências e oportunidades para corretores

As mudanças e adaptações feitas no setor imobiliário de alguns anos para cá foram tamanhas, sendo que ainda mesmo nos dias atuais as evoluções não param. De forma positiva, a reinvenção diária do ramo traz diversas vantagens e benefícios para as empresas e corretores que estão inseridos.

No texto de hoje, falaremos sobre as tendências e oportunidades para os corretores, tanto no presente quanto no futuro. Vem com a gente!

Quais as tendências e oportunidades para o ramo imobiliário hoje em dia?

Necessidade de mudança

Com muitas mudanças após o período pandêmico vivido no mundo inteiro, as pessoas acabaram tornando seus lares de forma versátil, transformando o próprio ambiente de moradia no local de trabalho. Muitas empresas optaram por manter o home office, desta forma, boa parte da população que se adaptou a esta nova forma de viver, procurou lares maiores e mais aconchegantes, pelo simples fato de passar tempo demais em casa e necessitar fazer esta mudança.

Tecnologia avançada

Com atendimentos automatizados e personalizados, a evolução da tecnologia e a inclusão da Inteligência Artificial auxilia bastante o universo da corretagem. Essa ajuda digital tem sua importância tanto ao comprador, quanto ao corretor.

Podemos utilizar exemplos no atendimento, com o chatbot utilizado em um site para direcionar melhor o cliente na webpage, ou até mesmo na utilização da Realidade Virtual (VR) para fazer um tour virtual, em uma casa ou apartamento, sem sair do conforto do próprio lar e facilitando a vida para os dois lados.

Um sistema já conhecido pelos corretores é o Customer Relationship Manager (CRM), mas é claro que ele também sofreu mudanças e também passará por muitas evoluções com o avanço da era tecnológica. Não apenas ele, mas qualquer software e sistema utilizado no meio da corretagem terá mudanças, em busca da perfeição e facilitação em seu uso.

Imóveis mais sustentáveis

A sustentabilidade é uma tecla que sempre foi relembrada, mas nos dias atuais esse termo apenas se fortifica e cada vez mais é exigido pela população, seja em qualquer situação.

Com o fortalecimento dessa ideologia, as pessoas buscam mudar seus estilos de vida para fazer suas contribuições com o meio ambiente. Consequentemente, a procura por imóveis mais sustentáveis também aumenta, e é aí que está a oportunidade para as imobiliárias e corretores.

Imóveis usados

Pela fácil negociação, onde normalmente o corretor de imóveis deve fazer a ponte para o comprador com o proprietário do imóvel, a procura por imóveis usados ganhou crescimento dos últimos anos para cá, e a tendência é só aumentar. Além da confiança nas habilidades do corretor para conseguir o imóvel por um preço reduzido, outro fator é exatamente o de custo-benefício, visto que negociações serão feitas para chegar a um acordo em comum.

Negociações facilitadas

Com a implantação de contratos inteligentes e digitais, um grande caminho acaba sendo encurtado e se torna vantajoso para todas as partes. Com tecnologias de ponta como o blockchain, agora fica muito mais fácil fechar um acordo e recolher as assinaturas necessárias para prosseguir no procedimento.

Os contratos inteligentes não se encontram apenas no ramo imobiliário, mas em qualquer procedimento que necessite de um acordo formalizado. Com assinaturas digitais, esse modelo de contrato é ativado automaticamente assim que ambas as partes aceitam seus acordos. Com toda a segurança necessária, é dispensado qualquer documento físico em sua composição, facilitando o armazenamento e sua procura pelos responsáveis permitidos ao acesso.

Novos imóveis

Talvez a mais óbvia mas de muita importância, a tendência no crescimento de imóveis na maioria dos territórios urbanos pode ajudar muitos aos corretores autônomos e imobiliárias. Com muitas famílias crescendo, a procura por imóveis inteligentes e de design moderno, auxílios e benefícios tecnológicos, dentre os demais detalhes que chamam a atenção, aumentam naturalmente, e a procura por estes espaços pode ser um aliado para o ramo da corretagem, não apenas em território nacional, mas sim universal.

O que achou destas tendências atuais e que só vão evoluir com o futuro que nos espera? As portas estão abertas, e quem faz a escolha para passar para outro patamar no mercado de trabalho é você!

Com essas dicas da Escola República você não vai deixar a oportunidade passar, não é? Conheça mais sobre nossos cursos imobiliários e seja o mais novo corretor de sucesso no mercado de imóveis. Transforme vidas, realize sonhos, e conquiste coisas grandes profissionalmente. Acesse já clicando aqui!